terça-feira, 16 de junho de 2009

6ª Seção - Redefenindo o pecado.

Como já falamos a Religião S/A é a maior empresa do planeta com filiais em todas as cidades do mundo. E a maior estratégia para se ganhar “clientes” é a culpa pelo pecado. Isso mesmo o pecado é a maior ferramenta para se manipular as multidões.
A técnica é simples eu crio dificuldade para verde solução! Entende?
É como um grande laboratório farmacêutico que inventa uma doença para vender o remédio.
Em resumo as religiões jogam a culpa do pecado em cima das pessoas e dizem possuir a solução para os seus problemas.
Espíritas dizem que as dificuldades da vida são geradas pelos pecados de vidas passadas e agora precisamos pagá-los sofrendo suas conseqüências.
Católicos pagam seus pecados fazendo promessas a santos mortos, ou fazendo grandes sacrifícios em busca de uma benção.
Evangélicos colocam toda a culpa das dificuldades sobre os demônios e promovem também sacrifícios como jejuns, orações e ofertas. Muitas ofertas!
Tudo isso para se livrarem ou amenizarem a culpa do pecado.
Na verdade a culpa do pecado serve como meio de controle, de manipulação das grandes massas.


Mas afinal de contas o que é pecado?
Pecar é em resumo desobedecer a lei! É errar o alvo! Uma das palavras mais usadas na bíblia para pecado é a palavra “Hamartia” que significa transgredir, praticar o mal e pecar contra Deus. Então quem transgride a lei peca, quer dizer quem não obedece a Lei de Deus na íntegra comete pecado.
Agora eu te pergunto então quem é que pode viver sem pecado?
Como Deus nos pediria para vivermos sem pecado se isso é simplesmente impossível?
Poço parecer incrédulo, mas, por favor, seja sincero, você conhece alguém que pode dizer que vive ou viveu sem pecado?
A própria bíblia chega a nos dizer que:

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3.10

Ou ainda em outra versão:

Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus.” Gálatas 3.10 (NTLH)

Ou seja, quem se basear pela lei e se justificar por ela, terá que cumprir tudo que está escrito. Caso contrário estará debaixo de maldição!
Ou seja é simplesmente impossível viver sem pecado se nos basearmos na lei!


Como o pecado entrou no mundo?
Através da desobediência de um homem chamado Adão. Ele desobedeceu ao comando de Deus sobre não comer de uma determinada árvore do jardim. Junto com a desobediência vieram a vergonha e o afastamento do Senhor. (Genesis 3.1-13)
Por causa de Adão recebemos uma carga em nossos ombros, o peso do pecado veio sobre nós!
Todo ser humano já nasce com este peso, com esta culpa, já nascemos afastados de Deus.


Como o pecado saiu do mundo?
Só que o que as religiões se esquecem de ensinar é que da mesma maneira que o pecado entrou no mundo através de Adão ele saiu através de Jesus.
É isso mesmo, os pecados da humanidade foram removidos por Jesus em sua morte. A própria bíblia diz que:

O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram.
Antes de a lei ser dada, já existia o pecado no mundo; porém, quando não existe lei, Deus não leva em conta o pecado.
Mas, desde o tempo de Adão até Moisés, a morte dominou todos os seres humanos, mesmo os que não pecaram como Adão, quando ele desobedeceu à ordem de Deus. Adão era a figura daquele que havia de vir,

Mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo.
E existe uma diferença entre aquilo que Deus dá e o pecado de um só homem. Porque, no caso do pecado, a condenação veio por causa de um só pecado. Porém, no caso da salvação, Deus perdoa os que têm cometido muitos pecados, embora não mereçam esse perdão.
É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo.
Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida.
E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem.
A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda.
E isso aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim também a graça de Deus, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e trouxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5.12-21 (NTLH)

E mais:

“Mas agora vocês foram libertados do pecado e são escravos de Deus. Com isso vocês ganham uma vida completamente dedicada a ele, e o resultado é que vocês terão a vida eterna” Romanos 6.22

Este texto diz claramente que nós fomos libertados do pecado, sim isto é verdade fomos livres do pecado, Jesus nos libertou!
No nascimento de Jesus os anjos anunciaram a missão do Messias, que era libertar o seu povo dos seus pecados! Veja:

“Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Mateus 1.21

João Batista, seu primo quando o viu declarou:

“No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse:
– Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1.29

E foi isto que ele fez tirou os pecados do mundo!

“Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados
e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.” Col 2.13-14


Meu Deus! Você compreende este texto? Que maravilha! Ele diz que nós podemos viver uma vida vitoriosa em Cristo, pois fomos perdoados definitivamente de todos os nossos pecados.
Assim como através de Adão o pecado entrou no mundo e contaminou toda a raça humana, através de Jesus veio a vacina, ou seja, a cura para todo os males do pecado! Veio o perdão e a libertação para todos os que crêem.


A Fé é extremamente superior a Lei
Gálatas 2.15-22; 3.1-29

Não há como comparar! Muitos religiosos ficam presos a letra de seus “livros sagrados”, mas a promessa de Deus é anterior a tudo. A promessa de Deus a Abraão é anterior a própria bíblia. Não podemos de maneira nenhuma ficar escravizados por ordenanças, rituais, costumes e crenças contidas no antigo testamento, na lei judaica.
A fé é muito mais poderosa, forte, eficaz, atuante e milagrosa. A fé move o sobrenatural, pois está firmada em promessas feitas pelo próprio Deus e não em Leis e ordenanças.
É claro que foi o próprio Deus quem deu a lei, mas o objetivo da lei era ressaltar o pecado. Isto mesmo o objetivo da lei é ressaltar o pecado, pois quando a lei diz “não faça isto, não faça aquilo”, mas não nos dar o poder para isto, ela apenas acusa, aponta, mas não traz a solução.

“O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice.” Romanos 7.7

E ainda:

“Pois houve um tempo em que eu não conhecia a lei e estava vivo. Mas, quando fiquei conhecendo o mandamento, o pecado começou a viver,
e eu morri. E o próprio mandamento que me devia trazer a vida me trouxe a morte.
Porque o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, me enganou e, por meio do mandamento, me matou.” Romanos 7.9-11

Logo concluímos que a Lei de Deus dada a Israel foi algo transitório, passageiro e momentâneo.
Deveria ser substituído por uma lei melhor, por um novo documento, por um novo testamento.

A lei e o antigo testamento são ultrapassados e ineficazes.
Muitos rejeitam este ensinamento, pois estão presos a tradição religiosa. O Novo testamento diz claramente que o Antigo está invalidado, não pode haver dois testamentos da mesma pessoa. O testamento mais novo, ou seja, o último antes de sua morte expressa sua vontade máxima e final.

A primeira aliança, ou seja, o antigo testamento não está mais em vigor, veja:

“Portanto, é Cristo quem consegue fazer uma nova aliança, para que os que foram chamados por Deus possam receber as bênçãos eternas que o próprio Deus prometeu. Isso pode ser feito porque houve uma morte que livrou as pessoas dos pecados que praticaram enquanto a primeira aliança estava em vigor.” Hebreus 9.15

Você entende? O texto diz estava, ou seja, não está mais em vigor.

Jesus estabeleceu um Novo Testamento, ou seja, o Antigo como o próprio nome já diz é antigo, velho, inadequado, ultrapassado e está prestes a acabar, leia a seguir isto no próprio texto bíblico:

“Mas, de fato, Jesus foi encarregado de um serviço sacerdotal que é superior ao dos sacerdotes. Pois a aliança que ele conseguiu é melhor porque ela se baseia em promessas de coisas melhores.
Pois, se a primeira aliança tivesse sido perfeita, não seria necessária uma nova aliança
E, quando Deus fala da nova aliança, é porque ele já tornou velha a primeira. E o que está ficando velho e gasto vai desaparecer logo.” Hebreus 8.6,7,13

E ainda:

“Assim a regra antiga foi anulada porque era fraca e inútil.
Pois a lei não podia aperfeiçoar nada. Mas agora Deus nos deu uma esperança melhor, por meio da qual chegamos perto dele.” Hebreus 7.18,19

“Portanto, essa diferença também faz com que Jesus seja a garantia de uma aliança melhor.” Hebreus 7.22

Hoje não existe mais, grande proveito em se estudar o antigo testamento, a não ser como livros históricos e proféticos que apontam para as verdades neo-testamentárias. Usar o Antigo Testamento para fazer doutrinas, ou ensinar sem a luz do novo, é colocar um véu, ou seja, cegar o entendimento das pessoas, é impedir que elas sejam libertas e recebam uma nova vida vinda de Deus, veja:

“Mas eles não queriam compreender e, até hoje, quando eles lêem os livros da antiga aliança, a mente deles está coberta com o mesmo véu. E esse véu só é tirado quando a pessoa se une com Cristo.
Mesmo agora, quando eles lêem a Lei de Moisés, o véu ainda cobre a mente deles.
Mas o véu pode ser tirado, como dizem as Escrituras Sagradas: “O véu de Moisés foi tirado quando ele se voltou para o Senhor.
Aqui a palavra “Senhor” quer dizer o Espírito. E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade” 2 Cor 3.14-17


Jesus resumiu todo o antigo testamento
Jesus quando falava aos discípulos judeus, carregados de tradição e legalismo ele diz que não veio destruir a lei, mas sim dar a ela um novo sentido, ou melhor dizendo, o seu verdadeiro sentido, veja isto:

“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo” Mateus 5.17

Então ele pega começa a ensinar o verdadeiro sentido desta lei, resumindo tudo em apenas dois mandamentos:

“Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou:
_Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu:
– É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.”
E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.” Marcos 12.28-31

E ainda:

“Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu:
– “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.”
Este é o maior mandamento e o mais importante.
E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos”. Mateus 22.36-40


O grande mandamento
Jesus investiu tempo ensinando aos discípulos o quanto é importante entender sobre o amor! Todo o antigo testamento se baseia nisto!
Este é o grande mandamento, não existe outro!

“Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.” João 13. 34,35

E ainda:

“O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês.
Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.
Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando.
O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros. “ João 15.12-14,17


Você pode compreender porque falamos tanto contra as religiões? Por que o que Cristo nos ensina é extremamente maior, Ele fala de amor, perdão e entrega.
Paulo entendeu bem este princípio por isso continuou ensinando-o durante seu ministério. Seu nível de revelação sobre o amor de Deus em confronto com a obediência à lei é simplesmente maravilhoso, ele escreveu:

“Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.
Os seguintes mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice” – esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei”. Romanos 13.8-10;

E ainda:

“Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Gálatas 5.14
A nova aliança estabelece uma nova lei, a lei do amor! Ou seja, Jesus nos ensinou a amar!

“Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados”. 1 Pedro 4.8


Pecar é não amar!
O único pecado que existe hoje é não amar as pessoas!
Pois o pecado é a transgressão da lei, mas a lei foi abolida e foi estabelecida uma nova lei, a lei do amor!
Todos os outros mandamento se resumem em amar a Deus e ao próximo!

“Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê.
O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” 1 João 4.20,21

Quando Adão pecou contra Deus o fez por que não o amava, desobedeceu por que não amava, se escondeu por que não amava, não assumiu seu erro porque não amava. Quando Jesus começou seu ministério tomou o rumo inverso, amou a Deus em todos os momentos, e mostrou isso amando o próximo, servindo o próximo e morrendo pelo próximo!
Adão fez o contrário, ele devia ter intercedido por Eva, ter assumido a culpa pelo erro dela, Adão devia ter dado cobertura a Eva, ter se compadecido de sua ingenuidade e fraqueza, ele devia protegê-la e encarar a conseqüência do pecado dela, mas ao invés disso ele a acusou, ele a condenou, apontou o dedo, pois não a amava ao ponto de se entregar por ela assim como Cristo se entregou pela sua “esposa” a igreja.
Quando Jesus morreu por cada um de nós ele venceu o ódio de Satanás, que também havia se rebelado contra Deus por falta de amor. O amor de Jesus transbordou de maneira tão tremenda que cruzou os séculos e nos alcança até os dias de hoje!

Seja liberto, ame!

Você pode amar!

Você pode ter uma nova vida!


Resumo da 6ª Seção

Não podemos lutar contra aquilo que não conhecemos! Somos livres e libertos do pecado! Jesus veio nos dar uma nova vida! Não podemos aceitar o julgo, a carga da religião em cima de nós. Somos libertos do pecado! Por isso vamos amar de maneira plena!

· Mas afinal de contas o que é pecado?
· Como o pecado entrou no mundo?
· Como o pecado saiu do mundo?
· A Fé é extremamente superior a Lei.
· A lei e o antigo testamento são ultrapassados e ineficazes.
· O grande mandamento.
· Pecar é não amar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário