terça-feira, 16 de junho de 2009

4ª Seção - Religião, aspirina para tempos dolorosos!

Agora começaremos a mergulhar mais profundo nas águas do conhecimento de Deus!
Abordarei a situação espiritual da humanidade!
Se prepare para o novo!
Não importa sua religião, ou sua fé, você ficará chocado com as verdades expostas nesta quarta seção.
E se todas as religiões do mundo estivessem erradas?
E se toda a humanidade estivesse desagradando a Deus?
E se tudo que aprendemos e acreditamos até o dia de hoje, fosse mera invencionice humana e religiosa?
Se você deseja a verdade, vá em frente!

A palavra religião significa religar! Ou seja, é a criatura buscando uma maneira de se reencontrar com seu criador. Apesar da variedade das religiões existentes no mundo vejo uma carência de amor cada vez maior, e quanto mais o homem busca seu criador mais distante da perfeição moral ele se torna.
É importante salientar que Jesus não possuía uma religião, ou pelo menos não ensinava sobre ela.
E não era por falta de opção, pois se havia alguma coisa abundante no Israel bíblico era a variedade de seitas, entre elas podemos destacar os fariseus, os saduceus, e os zelotes.
Jesus ao invés de tentar converter pessoas a sua religião se preocupava em influenciá-las através de suas ações e palavras, acreditando em uma conversão de mentalidade e não de partidos e dogmas.
Creio que se Jesus estivesse hoje encarnado em um corpo físico próprio, provavelmente não acharia lugar para suas atividades em nenhuma das ditas religiões cristãs.
Por quê? Pelo fato de que as filosofias são completamente diferentes!
Pense comigo! Jesus ministrava liberdade, as religiões ministram a manipulação; Jesus ensinava sobre altruísmo, as religiões ensinam o egoísmo e egocentrismo; Jesus falava de simplicidade, as seitas pregam ostentação.
Por isso não tenho nenhuma dúvida de afirmar que religião e Jesus são duas coisas completamente diferentes!
Inclusive no seu grupo de discípulos Jesus ministrava a pessoas de várias religiões diferentes sem nenhum constrangimento, pois pregava algo muito acima da religião, Jesus pregava a respeito de reino de Deus.
E é sobre isto que falamos também, não cremos ou defendemos o ecumenismo, mas cremos que toda e qualquer religião ou filosofia é bem vinda ao reino de Deus.

Qualquer ritual para sarar a minha dor, desde que eu não precise me esforçar muito!

“Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” II Timóteo 4.4­­­
Paulo quando ensina a Timóteo seu discípulo, tem uma grande preocupação com relação à humanidade, ela não deseja mais a verdade.
Neste nosso mundo cada vez mais globalizado fica difícil definir o conceito de “verdade absoluta”, pois tudo se tornou relativo. Cada pessoa criou seu próprio universo e vive nele.
A idéia de uma única verdade é no mínimo “fraca” na cabeça da maioria das pessoas. Por esta causa acabam se voltando para tudo que é efêmero, passageiro, e sem valor duradouro. Até os relacionamentos se tornaram virtuais.
Uma dia estava em uma Lan-house e uma jovem de no máximo 17 anos se sentou no computador ao meu lado, olhou para minha tela e perguntou para mim: _Me add aí?
No que respondi: _han?!
Me adiciona na sua página de relacionamentos! Concluiu ela.
Peguei o endereço de seu e-mail e adicionei-a em minha biblioteca de amigos enquanto eu terminava a configuração uma mensagem nova entrou em minha página e quem era? Por incrível que pareça era a menina conversando comigo via Internet sendo que ela estava ali do meu lado!
Diante desta sociedade moderna e paradoxalmente incomunicável falar de verdades absolutas se torna algo impossível.
Traduzindo o texto bíblico podemos dizer que:

“As pessoas em geral não dão mais atenção para aquilo que é duradouro e sólido, mas preferem uma solução rápida para suas dores mesmo que seja paliativa, quer dizer, que trate dos sintomas e não da origem dos problemas!”
Em resumo nos tornamos uma geração preguiçosa que não está disposta a trabalhar duro em prol daquilo que é verdadeiro e sólido.
Neste contexto as religiões encontram um campo fértil e se multiplicam oferecendo uma solução simplista para as problemáticas da vida.
Torna-se então muito menos doloroso praticar um ritual, ainda que pareça ridículo, do que examinar minha conduta, retomar caminhos, reconhecer erros e mudar a direção de minha vida.


Desânimo e falsos ensinos marcam as religiões de todo o mundo.
“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” I Timóteo 4.1
Neste texto Paulo narra que compreendia pelo Espírito Santo que em um determinado momento da humanidade as pessoas abandonariam a fé.
Em curtas palavras fé é a certeza daquilo que ainda não vimos, é a convicção de que uma promessa se cumprirá. O que Paulo diz é que por falta de confiança nas promessas que Deus fizera, ou pela falta de paciência em esperar estas promessas, as pessoas perderam a convicção de que de fato isto viria um dia a acontecer, e para não ficarem tão perdidas, passaram a colocar sua fé, sua certeza e convicção em novas promessas e em novas doutrinas, religiões, seitas ou filosofias.
Note que ele afirma que alguns “se desviarão” ou seja, um dia estiveram na fé genuína, mas vagarosamente foram se distanciando da verdade e passaram a seguir o erro, o engano e a mentira.

Por isso em um tom totalmente místico e sobrenatural religiões do mundo todo exploram a fé das pessoas para ensinarem práticas enganosas e até mesmo doutrinas demoníacas.

O Diabo é mais famoso do que Deus!

As pessoas se interessam mais por ensinamentos sobre o Diabo, batalha espiritual, exorcismo, possessão demoníaca e maldição do que por qualquer assunto relacionado a Deus e a sua santidade e amor.

A fé é o grande motivador de nossa aliança com Deus, já pensou uma igreja que ao invés de se relacionar com Deus através da fé, transformou a intimidade em mero formalismo e religião?
Creio que precisamos pensar mais sobre nossa própria vida, sobre nossas crenças e valores. Provavelmente perdemos a fé no meio desta caminhada chamada vida. Diante de tantas dificuldades, de tantas surpresas desagradáveis fomos esfriando e nos anestesiando. O que temos hoje talvez não passe de mero engano religioso, uma maneira de ludibriar nossa mente.


Uma mensagem clara, simples e objetiva.
O Espírito Santo diz “claramente”, ou seja, Deus deseja informar de maneira clara, para que todos possam ouvir e compreender.
Fico aborrecido e creio que Deus também fica com discursos acalorados, linguagem rebuscada (requintada), e jargões motivacionais que não dizem absolutamente nada.
Muitos líderes hoje possuem dificuldade para se expressar e transmitir suas idéias.
O Espírito já não possuí este problema, ele fala de maneira clara para que todos entendam.
Creio que precisamos simplificar ao máximo a quantidade de nossas palavras, para que o conteúdo fale mais alto aos corações dos ouvintes.
A simplicidade traz a excelência!


Quem tem um olho, em terra de cego é rei!
“Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que tem a consciência cauterizada”.
1 Timóteo 4.2
A Bíblia diz: homens hipócritas e mentirosos.
A hipocrisia é a capacidade de mentir, de fingir, de mostrar algo que na verdade não existe ou não é exatamente daquela forma.
Se manifesta em comportamentos religiosos, atitudes para com os outros, demonstração de sentimentos, ou seja, é fingimento em todas as áreas.
O Espírito Santo diz claramente a Paulo que isto aconteceria nos últimos tempos, através de ensinos inspirados por espíritos demoníacos e enganadores por meio de homens fingidos, hipócritas e mentirosos, que ensinam algo que eles mesmos não vivem!

Estes líderes que ensinam fraudulosamente são pessoas completamente alienadas, pois perderam sua consciência.

Consciência é a capacidade do homem de julgar a si mesmo, avaliar suas atitudes, suas decisões.
A palavra fala que estes líderes estão com a consciência cauterizada.

Cauterização é uma técnica usada para destruir tecidos orgânicos em feridas e machucados através de um ferro em brasas, transformando aquela pele em uma “escara”.
Escara é uma crosta escura proveniente da mortificação de partes de um tecido.

O que o apóstolo Paulo está falando é que os falsos líderes e pastores de hoje possuem uma “crosta escura formada por partes mortas de sua mente”, por isso sua consciência está diretamente afetada, eles não conseguem perceber que estão fazendo algo errado.


Buscando alívio para uma dor incurável!
“Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.” 2 Timóteo 4.3
Paulo deixa claro que neste tempo do fim, as pessoas iriam procurar ser enganadas, pois teriam comichão nos ouvidos.

O comichão nos ouvidos é uma coceira tão incontrolável da alma que a pessoa busca alguém capaz de amenizá-la.
Este comichão se expressa pelo desejo de ser satisfeito em nossas necessidades diárias, é a fragilidade do ser humano expressa de maneira violenta e irracional, buscando alívio para suas dores mais profundas.
Deve-se a isso o fato de as pessoas buscarem palavras de encorajamento, de auto-ajuda e de motivação.

O mundo hoje prefere uma mentira bem pregada à verdade exposta de maneira simples!
Voltam-se as fábulas, ou seja, lendas, mitos e crendices, ao invés da verdade da palavra de Deus.

Já que precisam manter seu estilo de vida anestesiado pelo capitalismo e superficial, elegem líderes que alimentam sua boçalidade e ignorância.

Esta é a marca do fim dos tempos uma sociedade escrava da alienação, que se transforma em uma igreja alienada e sem valores concretos.
Um terreno perfeito para se plantar sementes de ódio, intolerância, medo e comodismo.
Diante deste cenário de angústia e desespero qualquer um que se expresse um pouquinho melhor, que tenha algum coisa a dizer ainda que seja uma bobagem, encontra espaço para seduzir e amenizar as dificuldades de uma sociedade ferida e machucada.


Transferência de culto
Diante de todo este circo armado os resultados não poderiam ser piores, o esfriamento é real e muitos estão sofrendo seus efeitos. Principalmente o cristianismo que deveria ser a luz no meio de tanta trevas, mergulhou profundamente nos rios da incredulidade e da mentira.
Por isso vemos hoje um fenômeno que eu chamo de Transferência de culto.

Este fenômeno é caracterizado pelo fato de que hoje o homem é a figura central do culto e não Deus.
Transferimos o objeto de adoração, não prestamos mais um culto, assistimos ou vamos a um culto.

O culto que deveria ser a Deus, se transformou em um espetáculo onde o grande objetivo é entreter o público.

As mensagens precisam ser sempre positivas e confortantes, para que todos saiam com seus egos massageados e de bem com a vida, prontos para voltarem à próxima reunião.

Mensagens reflexivas, que te fazem pensar sobre suas limitações tendem a ser encaradas como frias e sem “espiritualidade”.
Se forem confrontantes então, é possível dizerem que o ministrador está “endemoninhado”.

O estudo das escrituras sagradas e o tempo de pregação bíblica são extremamente abreviados para que a música, as danças, as oportunidades para cada um dos membros desabafar um pouco, além do tempo gasto com venda de materiais tenham a prioridade.
Este é o retrato da religião mundial, uma instituição de aparências externas que se preocupa com os rituais dentro dos templos e esquecem que a vida pessoal precisa expressar um verdadeiro encontro com Deus.

Muitos esfriaram na fé, decaíram da crença no Cristo, mas a grande maioria nunca teve um verdadeiro encontro com o Deus criador do céu e da terra.

Por causa do esfriamento a religião hoje:

· Transformou o culto em um espetáculo onde o homem é a figura central e não Deus.
· As mensagens devem ser sempre positivas, jamais duras ou confrontantes.
· O tempo para a pregação é extremamente curto, pois as músicas e oportunidades possuem a preferência.
· Tanto membros como ministério vivem uma vida de aparências, pois são uma coisa na igreja e outra em casa.
· Muitos esfriaram na fé, mas a grande maioria nunca se converteu de verdade.

Pense realmente nisto, durante muitos séculos aprendemos que não existe salvação fora da igreja, mas na atual situação é difícil acreditar que haja salvação para os que estão nela.


Desvendando as religiões
Tenho estudado sobre isto e acredito verdadeiramente que religião é muito mais do que algumas pessoas que se reúnem para celebrar a um deus ou entidade determinado, baseados em seus rituais.
Posso afirmar categoricamente que religiões são na verdade manifestações do mundo espiritual, influenciando o mundo físico.
Em outras palavras as religiões não nascem na terra para adorar as entidades, elas nascem no mundo espiritual desenvolvidas pelas entidades que repassam estes conhecimentos para os homens com o único objetivo, tirar a adoração de Deus e escravizar os seres humanos.
De tempos em tempos os mesmos dogmas, as mesmas estratégias e pasmem até os mesmos erros surgem em novas religiões, com novo nome, nova roupagem.
Acredito que tudo que acontece em Israel acontece como maneira de trazer alguma lição ao povo do resto do mundo, Israel é o espelho do mundo, veja:

“Ora tudo isto lhes (a Israel) sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”. I Cor 10.11
Vamos avaliar as religiões mais importantes do Israel bíblico do tempo de Jesus e conferir estas afirmações:


Os Fariseus
A palavra fariseu que dizer “separado”, formavam um grupo religioso puritano.
· Seu principal interesse era a observância da Lei de Moisés.
· Conferiam igual valor às tradições dos anciãos e às Escrituras Sagradas.
· Criam na existência dos anjos e demônios.
· Criam na vida após a morte.
· Davam grande ênfase aos aspectos práticos de seus ensinamentos, como a oração, o arrependimento e as obras assistenciais.
· Embora poucos, em número, sua influência social e política era considerável.
· A maioria dos escribas pertencia a este grupo.
· Sua rigidez e separatismo degenerou-se em mero legalismo, e em arrogância e menosprezo pelos demais.
· Jesus não criticou a ortodoxia de seus ensinamentos, mas a sua falta de amor e orgulho.

Os fariseus hoje podem ser associados a diversos comportamentos religiosos entre eles podemos citar:

Pessoas que supervalorizam seus livros sagrados a ponto de brigarem por causa dele, evangélicos e católicos lutam pela bíblia e ao mesmo tempo com ela e entre si, os espíritas defendem Alan Kardec e o evangelho segundo o Espiritismo, os Mulçumanos defendem o Alcorão e por aí vai, todo religioso defende um livro.
Supervalorizam o mundo espiritual, e marcam a história com extremismos, Kardecistas conversam e recebem instruções de personalidades “desencarnadas”, Católicos rezam a cristãos santos, mortos no passado e conferem a eles poderes divinos assim como os kardecistas, os evangélicos por sua vez promoveram os demônios ao título de “popstars”, conferindo a eles a responsabilidade pelo comportamento das religiões citadas acima.
E o que vemos é que apesar de tudo isso, o ser humano se distancia cada vez mais um do outro e aquilo que deveria ser a marca de Deus, o amor, se torna cada vez mais raro.

Os Saduceus
Em sua maioria eram sacerdotes e ricos aristocratas. Eram os liberais da época.
· Não reconheciam a tradição oral e palavras proféticas.
· Negavam a existência do mundo espiritual.
· Não criam em ressurreição dos mortos nem na vida eterna.
· Só reconheciam os livros de Moisés como sagrados e mais nenhum.
· Interpretavam a lei de forma literal.
· Não eram populares.
· Eram adversários dos Fariseus.

Como eu disse as religiões são marcadas pelos extremos. Enquanto os Fariseus crêem no mundo espiritual e até supervalorizam isto nos dias de hoje os Saduceus, simplesmente negam e abolem, assim como as igrejas chamadas Tradicionais além das Testemunhas de Jeová e algumas denominações Neo-pentecostais.


Os Zelotes (cananitas)
Eram os fundamentalistas reacionários do povo Judeu.
· Acreditavam que a submissão a Roma fosse traição a Deus.
· Pelo menos um dos apóstolos, Simão, havia sido zelote.
· Foram eles que provocaram a rebelião que culminou na destruição de Jerusalém em 70.
· Eram o terror dos soldados romanos, já que as suas incursões eram realizadas sob o manto da noite.

Todo terrorista se esconde atrás de uma religião, não é difícil encontrar estes tipos em qualquer lugar e principalmente no meio religioso. São agressivos, inflexíveis, donos da verdade, sempre tem a razão, nunca dão o braço a torcer, e o pior levam tudo para o lado pessoal não poucas vezes usam a força para impor suas idéias. E tudo isto em nome de Deus. Por isso vemos atentados terroristas por parte de mulçumanos, vemos igrejas evangélicas neo-pentecostais saindo no braço com membros de religiões afro-brasileiras, vemos católicos e protestantes se matando na Europa entre tantas outras coisas terríveis ligadas a idéias fundamentalistas, fanáticas.


O sistema religioso como ferramenta de escravidão.
Jesus quando condenava a ação dos religiosos fazia com autoridade, pois eles eram hipócritas, ou seja, dominavam a arte de representar. Por isso Jesus disse:

“Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.” Mateus 23.2
A maior marca de um religioso é exatamente isto a capacidade de dissimulação, de fingimento. Eles ensinam coisas que eles mesmos não são capazes de fazer, porque não estão dispostos a serem transformados.
Todo religioso é assim valorizam rituais, mas se esquecem que a sede da verdade em Deus, é um coração sincero e puro.

“Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.” Mateus 23.26

Abandone a religião e venha para a luz!

Não importa a denominação evangélica, seita ou qualquer grupo que a pessoa freqüente, a religião é meramente humana, o homem não pode salvar-se a si mesmo!

Só existe uma religião aprovada por Deus, veja:

“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas (amar o próximo) nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo (agradar a Deus através de uma vida simples e pura)”. Tiago 1.27

Todas as religiões possuem pecado e imundice, mas amar as pessoas e servi-las e se afastar das más ações e pensamentos isto sim é a religião pura que Deus aprova.


Raio-X de um religioso
O que vamos fazer agora é analisar o comportamento dos fariseus condenado por Jesus em Mateus 23, e desvendar este tipo de conduta no meio religioso de hoje, vamos lá:

1. Ensinam coisas que eles mesmos não fazem.

“Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam;” v. 3
Talvez esta seja a maior marca de um religioso, ele fala bonito, mas não pratica seus próprios ensinamentos, pregam sobre simplicidade, mas vivem no luxo, falam de perdão, mas não estão dispostos a perdoar, falam sobre família, mas desprezam o conjugue.
A legitimidade daquilo que falamos está no modo como nos comportamos diante daquele ensinamento, se não formos capazes de viver o que ensinamos jamais alcançaremos o respeito e admiração daqueles que nos ouvem. Todo religioso não importa a religião, mas todo religioso tem dois discursos, duas personalidades, são uma coisa em meio aos colegas do grupo e outra coisa em particular ou em família. Todo religioso vive de aparência.

2. Exigem grandes sacrifícios dos outros, sendo que eles mesmos não o praticam.

“Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;” v.4
Toda religião possuí suas regras seus estatutos, isto é normal e até necessário, o problema é que o religioso está sempre pronto para condenar, julgar e até executar qualquer um que não pratique exatamente estes estatutos a risca. O religioso super valoriza as normas, os costumes, mas eles mesmos em secreto praticam aquilo que condenam. Quantos líderes religiosos “puritanos” são envolvidos com pornografia, pedofilia e adultério.
Quantos defendem posições que nem mesmo eles adotam. Já atendi em meu ministério pastores envolvidos com pornografia que já haviam expulsado membros de suas igrejas pelos mesmos motivos, no entanto eles permaneceram em seus cargos. Existe até mesmo uma espécie de corporativismo religioso, os membros são severamente punidos ao passo que a liderança desfruta de uma espécie de imunidade religiosa, que os protegem de sofrer qualquer punição pelo erro cometido.

3. Buscam popularidade, importância e prestígio.
“fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens...”v.5
“E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas” v.6
Todo religioso é assim ele busca a fama ao invés da simplicidade, ele busca o glamour ao invés do anonimato.
Uma vez Deus me perguntou se eu estava disposto a largar todo a glamour do mundo evangélico e mergulhar nos rios sobrenaturais onde grandes homens são como os querubins ao redor do trono do Senhor, não possuem um rosto conhecido, pois desejam desaparecer para que Deus apareça, eu disse que sim e tudo foi transformado em nossas vidas, nosso trabalho não visa reconhecimento, pois sucesso não tem nada haver com fama, sucesso é alcançar resultados naquilo que se dispõe a fazer. E neste quesito somos extremamente realizados, pois estamos fazendo a diferença nesta geração.
Existe um mercado “gospel” que incentiva as pessoas a serem famosas e receberem prestígio pelo seu “cd gravado”, o que vemos é uma enxurrada de trabalhos sem nenhuma qualidade nem musical nem espiritual, sendo vendido para um público nada criterioso. E o pior é que em pouco tempo estes “artistas” já estão dando autógrafos, cobrando cachês, exigindo coisas em seus camarins tudo isso em nome da “espiritualidade” e caindo no mesmo engano dos religiosos do tempo de Jesus.

4. Ostentam roupas e utensílios caros, como símbolo de seu status.

“pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas dos seus vestidos” v.5
Os fariseus gostavam muito de mostrar as pessoas a sua volta que eram mais importantes ou melhores do que os demais, por isso usavam toda e qualquer forma possível para se sobressaírem. Usavam grandes filactérios que eram pequenas caixas presas com tiras na testa, e dentro destas caixas eram colocados pedaços de papel com inscrições da Lei de Moisés, eles acreditavam que isto traria conhecimento da vontade de Deus para a vida deles. Neste afã alguns exageravam e colocavam imensos filactérios presos a sua testa, pois começavam a ostentar, ou seja, a mostrar as pessoas que eram muito “espirituais ou especiais” devido à importância extremada que davam aquele objeto.
Hoje as pessoas não prendem filactérios nas testas com versículos bíblicos, mas gostam de jóias, relógios, roupas com inscrições bíblicas – talvez esperem que isto traga sorte -, exibem celulares de última geração, ternos caros, sapatos importados, carros luxuosos – outros nem tanto - e tudo isto vira um símbolo também de status. Ou seja, é a prova da aprovação de Deus sobre suas vidas.
Ledo engano! Vamos estudar mais a frente sobre falsos sinais e abordarei a prosperidade financeira isolada. como um destes sinais equivocados.
Somos importantes por aquilo que somos e não por aquilo que temos!

5. Supervalorizam seus títulos e cargos.

“Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens” v.6,7
Tem gente que faz questão! É verdade, fazem questão de serem cumprimentados, elogiados e até mesmo bajulados por outras pessoas. Esta é mais uma marca do religioso, ele gosta de ser reconhecido. Estes Fariseus que Jesus está condenando, gostavam - como diz o texto - de serem saudados em público e também de serem chamados de mestres. Uma pessoa importante de verdade não é respeitada pelo cargo, formação ou título que possua, mas sim pela competência que tem e exerce no meio do povo.
Por isso se você deseja de fato ser uma pessoa respeitada e admirada por todos seja competente, o resto será conseqüência!

6. Impedem as pessoas de conhecer a verdade, pois também não a conhecem.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” v.13

Eu já disse, mas vou repetir, ninguém pode guiar alguém por um caminho que ele mesmo não conhece! Como podemos encontrar um local se não soubermos onde fica? Espiritualmente é a mesma coisa. Muitos líderes são assim nos dias de hoje, falam sobre milagres, felicidade, vida plena, casamento dos sonhos, mas eles mesmos não vivem nada disso. Desta maneira impedem as pessoas de entrarem no Reino de Deus, que como eu já disse não tem nada haver com religião, mas sim, com a vontade de Deus sobre sua vida, vontade que conforme ele mesmo diz é “boa, perfeita e agradável!”
É por isso que em nosso ministério todos precisam passar pelas etapas necessárias antes de ensinar alguma coisa a alguém, por que se não for assim como poderão dar aquilo que não receberam. Portanto quem ensina precisa aprender, quem fala precisa ouvir, quem ouve precisa ser ouvido. Nossas experiências dizem quem nós somos!

7. Aproveitam-se financeiramente dos pobres e necessitados, alegando motivos espirituais.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.”v.14

*Leia ainda do versículo 16 ao 21.

A Religião S/A, é hoje a multinacional de maior sucesso, possuí filiais no mundo todo, gera quantias incalculáveis de dinheiro, clientes se multiplicam aos milhares e o que é melhor receberam incentivo fiscal e não pagam um centavo de impostos. Público alvo, a humanidade ferida, desesperada e ansiosa por alívio rápido para sua terrível dor de consciência por estar longe de Deus.
Pode parecer sarcasmo da minha parte, mas não é não, é pura realidade, é as custas da miséria humana que as religiões crescem. Todo religioso sabe disso, ainda que não de maneira muita clara, mas sabem que existe este “mercado” e eles exploram mesmo, em todos os segmentos, vemos espíritas, católicos, evangélicos, candomblecistas, umbandistas, budistas, e tantos outros se utilizando da fé, para arrancar dinheiro e alcançar poder por meio da manipulação da massa.
Jesus sempre buscou o contrário disso, ele disse: “Porém o maior dentre vós será vosso servo” v. 11.
E ainda Pedro:
“E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” 2 Pedro 2.3
Fuja da avareza, do amor ao dinheiro, dedique-se as pessoas por amor e não pensando em recompensas. Deus te honrará!

8. Lutam para gerar discípulos com os mesmos defeitos seus.

“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos”. V.15
As religiões não trabalham para formarem discípulos de Jesus, mas trabalham para formar discípulos próprios. Ou seja _a emenda sai pior que o soneto_ como diz o dito popular, a cópia é sempre pior que o original, desta forma há uma degradação da essência do evangelho.



Liberte-se das Tradições
*Leia atentamente: Mateus 15.1-20; Lucas 13.10-17

A tradição escraviza as pessoas. A tradição amarra, engessa a criatividade e a modernidade. Todo religioso é tradicional ao passo que Jesus sempre foi um libertário, ou seja, sempre foi a favor da liberdade plena de pensamento, e de expressão. Os textos bíblicos citados acima falam de religiosos que colocavam suas tradições judaicas acima da lei do amor. Jesus os censurou publicamente e trouxe descrédito aos seus ensinamentos, pois sem o amor ao próximo não existe relacionamento com Deus.
O tempo não pára já dizia o poeta Cazuza! Para que então ficar preso ao passado? Porque repetir moldes antigos que já não funcionam mais? Porque continuar usando velhas formas e métodos se tudo a nossa volta mudou? Precisamos nos libertar das tradições sejam elas religiosas, familiares ou profissionais! O mundo muda todo dia e precisamos mudar também! Principalmente se nossas tradições estão impedindo outras pessoas de serem abençoadas.



Liberte-se do egoísmo e da falta de amor!
*Leia atentamente Lucas 10.25-37, João 4.7,42; 8.1-11

Como estamos expondo desde o início é extremamente importante entender o quanto a religião é prejudicial para a vida das pessoas. Enquanto homens semelhantes a nós mesmos estão sendo humilhados, pisoteados, maltratados, crianças sendo estupradas e forçadas a trabalhar, mulheres perdendo sua dignidade, por todo o mundo vemos atrocidades e desrespeito pela vida, neste mesmo instante, rituais, cerimônias, cultos, celebrações e dogmas tomam o tempo dos religiosos em todo o mundo.
Em meio a este absurdo precisamos repensar o tipo de fé que nutrimos.
Pois segundo Jesus é melhor ser um “samaritano”, sem costumes ou religiões tradicionais que pratica o amor ao próximo, do que uma pessoa tradicionalmente religiosa e praticante de rituais que despreza a miséria e a dor dos outros.
O amor é a verdadeira religião!


Falsos sinais e falsos profetas!
As religiões ensinam hoje que o fato de alguém ter uma boa vida, um bom carro ou uma família abençoada, são marcas contundentes de que ela está debaixo da benção de Deus.
Os líderes pregam que curas, milagres, manifestações sobrenaturais e prosperidade em seus ministérios são fatores determinantes para crerem que estão agradando a Deus.
Pedro também possuía fortes experiências sobrenaturais, porém não foram suficientes para salvarem sua alma.
Mesmo depois de tanta manifestação do poder de Deus em sua vida, ele ainda não se convertera de verdade.
Vamos analisar algumas destas experiências ou sinais:

Pedro curou pessoas.
E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios; e para curarem enfermidades;
E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte. Lc 9.1,2 e 6
Vivenciou milagres e maravilhas.
E respondeu-lhe Pedro e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mt 14.28,29
Teve visões.
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles e o seu rosto resplandeceu como o sol e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
E descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos. Mt 17.1-3,9

Conseguiu prosperidade.
E, quando acabou de falar disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. Lc 5.4-6

Abençoou sua família.
E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.
E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.
Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e a febre a deixou, e servia-os. Mc1.29-31
Nossos Líderes e denominações baseiam suas estratégias de evangelismo toda em cima destes mesmos sinais.
Se Pedro vivesse na igreja hoje seria um líder respeitado diante de tantos sinais. Ele tem o perfil de muitos pastores hoje! A igreja o amaria e respeitaria, não é mesmo?
Mas Jesus que vê o homem por dentro disse:

“Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.” Lucas 22.31,32

Preocupante não?

Como pode alguém experimentar tais sinais, sem pertencer ao Reino de Deus?
A Bíblia fala de muitas pessoas que alcançaram milagres, bênçãos, e experiências espirituais sem realmente possuírem uma nova vida em Deus.
Através da fé (convicção, certeza), em santos do passado, católicos do mundo todo, recebem milagres da mesma natureza que a igreja evangélica insiste em pregar.
Vemos também muitos feiticeiros e espíritas declararem coisas, ou rogarem pragas, crendo de todo o seu coração e aquilo realmente acontecer. Pois há poder nas nossas palavras.

E o que falar dos ímpios que prosperam de forma extraordinária, não servem a Deus, não dizimam nem ofertam mais são ricos, milionários, bilionários, como pode isso?
É simples, trabalham, acordam cedo, dormem tarde, não gastam em demasia, sabem administrar seus recursos e bens, e, no entanto estão com suas almas mergulhadas na escuridão, são escravos do medo, jamais nasceram de novo.
Existem também pessoas que são curadas pela fé e obediência, porém continuam nas trevas espirituais, veja este texto a seguir:

“E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são voltou glorificando a Deus em alta voz
E caiu-se aos seus pés, com rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou”. Lc 17.15-19
Os dez foram curados, porém só o que reconheceu, se humilhou e adorou foi salvo. Os outros nove apesar de serem curados permaneceram com suas almas no inferno, pois a gratidão não nasceu em seus corações.

Os líderes da nação estão errados quando ensinam apenas sobre milagres, bênçãos, dons, curas e prosperidade. Pois é possível alguém receber todas estas coisas sem realmente pertencer ao Reino de Deus.


Manifestações de poder e milagres podem ser obras de engano.

Neste trecho Jesus deixa claro que uma pessoa pode operar coisas grandes e tremendas em nome dEle, tais como, curas, sinais, pregações eloqüentes e ter muito sucesso ministerial, porém levar uma vida de pecado, de mentira e de engano, veja:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. Mt 7.21-23
O fato de alguém ser usado como profeta, expulsar demônios e realizar grandes obras e milagres, não significa também que ele Nasceu de Novo.
A Bíblia também diz que surgirão muitos falsos mestres e ministros que farão grandes obras e enganarão a muitos, veja:

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Mt 24.24

E ainda:

E não é maravilha, porque o próprio Satanás, se transfigura em anjo de luz,
Não é muito, pois que os seus ministros (pastores e líderes) se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras. 2Cor 11.14,15
Então chegamos à conclusão que o fato de uma pessoa ser aparentemente muito usada por Deus em sua religião não significa necessariamente que ela tem uma nova vida, não significa que Deus está aprovando aquela pessoa e sua obra. Logo estas pessoas tão “usadas” jamais entrarão no Reino de Deus.

A igreja está espiritualmente muito mal, líderes, denominações, convenções, estão errando o alvo.
Estamos nos preocupando com resultados externos e aparentes, quando na verdade o que importa é a transformação interna.

Todo ser humano precisa de uma libertação profunda, há pessoas que entraram para uma religião, mas ainda não foram libertas!
A religião é “ativista”, faz muito movimento, muito barulho, mais está vazia de Deus e cheia de imundícies, costumes, rituais, mentiras, por isso Jesus disse:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.” Mt 23.27
As religiões de todo o mundo são dirigidas por falsos pastores, falsos líderes que só pregam prosperidade, sinais, curas e milagres. O próprio Satanás tem ensinado nos púlpitos, nas praças, enfim nas religiões.

Diante desta terrível realidade um grito de liberdade, ainda que sufocado durante séculos começa a ecoar de nossas consciências.

Queremos liberdade, queremos alçar vôo!




Resumo da 4ª Seção
As religiões do mundo escravizam os seres humanos! Só Jesus trás cura e verdadeira libertação! Reveja os princípios desta seção e avalie sua situação espiritual.


· Qualquer ritual para sarar a minha dor, desde que eu não precise me esforçar muito!
· Desânimo e falsos ensinos marcam as religiões de todo o mundo.
· Uma mensagem clara, simples e objetiva.
· Quem tem um olho, em terra de cego é rei!
· Buscando alívio para uma dor incurável!
· Transferência de culto
· Desvendando as religiões
· O sistema religioso como ferramenta de escravidão.
· Raio-X de um religioso.
· Liberte-se das Tradições
· Liberte-se do egoísmo e da falta de amor!
· Falsos sinais e falsos profetas!
· Como pode alguém experimentar tais sinais, sem pertencer ao Reino de Deus?
· Manifestações de poder e milagres podem ser obras de engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário