terça-feira, 16 de junho de 2009

5ª Seção - Apagando o passado, escrevendo o futuro!

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Coríntios 5.17

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2

Bom, finalmente começarei a falar sobre como ter uma nova vida em Deus.
A partir de agora começaremos a explorar esta nova vida, cheia de plenitude, esperança e paz!
Jesus veio a esta terra para resgatar nossa vida! Podemos viver poderosamente nesta terra, mas para isso, é imprescindível, nascer de novo!


“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Ef 2.8
Ser salvo é receber esta nova vida, é nascer de novo, é receber de graça uma nova vida!

Volto a declarar não se trata de religiões, mas sim de transformações internas que Deus faz dentro de nós, através do relacionamento com Ele e com as pessoas a nossa volta.


Limpe completamente sua mente

“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. Ef 5.26
A palavra de Deus tem este poder de nos purificar, nos santificar. A palavra funciona como água limpa que nos lava! Quanto mais água em um banho mais a sujeira é removida. Assim quanto mais ouvimos e praticamos a palavra mais limpos ficaremos, nossa mente é iluminada, nosso entendimento é aberto.

“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”. João 15.3

É a palavra que nos lava, purifica e nos leva a nascer de novo, quando a palavra se torna verdade em nossa mente, somos feitos nova Criatura.
Se você deseja realmente ser nascido de Deus, se deseja ser uma nova criatura, valorize esta palavra, invista neste conhecimento.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2
A grande maioria das religiões usa o “Batismo em água” como ritual de passagem para os novos convertidos, inclusive as religiões cristãs.

Não existe nada de mal nisto, mas entendemos que a água na verdade representa a palavra. Batismo significa mergulho, logo batismo em água representa mergulho na palavra, confirmando assim os versículos:

“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. Ef 5.26
E ainda:

“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”. João 15.3

É a palavra que nos limpa, que purifica nossas consciências, que nos transforma e liberta.


Uma palavra de vida

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida”. João 6.63

A bíblia é um livro como outro qualquer! Na verdade ela é uma coleção de 66 livros, alguns são históricos, outros poéticos, alguns considerados proféticos, mas o que importa é a verdade contida nas entrelinhas destes livros.
Um olhar mais atento conseguirá ler que Jesus é o personagem principal destes livros. Entenda, não precisamos ter conhecimento a respeito da bíblia, o que precisamos de verdade é conhecer o Espírito, o Deus que inspirou os homens que a escreveram.
Estes livros falam a respeito das experiências pessoais e de um povo, Israel, com o Deus eterno. Estas experiências servem não para nos tornar especialistas bíblicos, mas sim para nos levar as mesmas experiências.

O apóstolo João disse:

“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
Vejo uma revelação neste texto, três tempos diferentes e três revelações a respeito de Deus.

No princípio, ou seja, no antigo testamento, os homens conheceram apenas o Deus Verbo, ou seja, sua palavra, sua voz.

Depois já no novo testamento veio a revelação de Jesus como filho de Deus, Ele estava com Deus.

Mas agora que estamos na dispensação do Espírito Santo entendemos que Jesus o verbo, é Deus.

Tenha em mente o que estou lhe dizendo, Jesus não é a religião evangélica, Jesus é Deus.
Jesus é real, é uma pessoa e somente através dEle alcançaremos uma nova vida.

Jamais teremos uma nova vida sem passar pelo novo nascimento, e só esta palavra viva pode fazer isso!


Verdadeiro arrependimento, um recomeço.
Arrependimento significa “voltar-se ao contrário” (do grego metanoeo).
É um giro de 180º em nossa vida!

Muitos confundem remorso com arrependimento!
O remorso causa dor, tristeza e culpa por causa do erro cometido. O remorso destrói, porque traz peso para a alma.

O arrependimento pelo contrário, traz paz e uma atitude positiva.
Ou seja, o verdadeiro arrependimento provoca mudança de atitude com relação ao erro. É uma mudança de rota! É a nova vida se manifestando!

Se arrepender não é ficar tagarelando pecados e erros, se amargurando e choramingando.

Se arrepender é mudar de atitude, é apagar o passado, se arrepender é Nascer de Novo.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Coríntios 5.17
Se arrepender é admitir nossas fraquezas diante das pessoas com as quais convivemos, é reconhecer nossas falhas, é pedir socorro!

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tg 5.16
Confessar significa “declarar, revelar”!

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” 1Jo 1.9
O Salmista confessou seus erros a Deus sem omitir nenhum, ele foi sincero e humilde:

“Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” Sl 32.5
Portanto é de extrema importância confessar!
Estou insistindo desde o início deste livro o quão importante é reconhecer, admitir e confessar suas falhas, seus erros, suas imperfeições.
Não importa a área em que você está envolvido pelo pecado, creia Deus é poderoso para te libertar.
Quem não confessa fica depressivo, mal humorado e limitado em tudo que faz! Não perca mais tempo, confesse, reconheça, peça ajuda!

Nada é mais libertador do que reconhecer diante de alguém que se confia, o quanto temos errado, e pedir sua ajuda, para nos corrigir e nos moldar.

Experimente!
Confesse, reconheça suas falhas, peça ajuda!


O perdão que traz a cura
Muitas pessoas jamais receberam o perdão de Deus, e a cura interior, pois também não estão dispostas a perdoar. Durante nossa vida somos expostos a situações desagradáveis que ferem e machucam nossa alma.
Jesus nos ensinou que o perdão de Deus está condicionado ao nosso, veja:

“E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve; e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal”. Lucas 11.4
Precisamos liberar perdão às pessoas que nos machucaram e feriram.

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. Colossenses 3.13

Se não perdoarmos Deus nunca nos perdoará!

Jesus quando estava na cruz sendo zombado pelos seus algozes não proferiu palavra de maldição ou de vingança, mas sim palavras de perdão, veja:

“E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...” Lucas 23.34
Lembre-se perdão não é um sentimento, perdão é uma decisão. Quando decidimos perdoar aqueles que nos feriram, não significa que concordamos com suas atitudes, mas que entendemos que eles “não sabem o que fazem”.

Quem machuca, ofende, maltrata, traumatiza, na verdade está doente, cego e morto.
Quem enxerga, ama, perdoa, está vivo, pois nasceu de novo.

Quem nasceu de novo tem o poder de perdoar pecados veja:

“Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e aqueles a quem os retiverdes lhes são retidos”. Jo 20.23

Os religiosos justificam a dureza de seus corações dizendo que apenas Deus pode perdoar pecados:

“O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!” Marcos 2:7
Mas Jesus diz o contrário:

“Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados...” João 20.23
Perdoe seja liberto!

Você não pode permitir que problemas sofridos no passado afetem sua vida hoje, limitem suas conquistas e amargurarem sua alma. Não se conforme com os traumas e com as feridas da alma, transforme sua maneira de pensar e ver o mundo.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2

Deus não deseja ver você sofrendo, deprimido e angustiado, a vontade dele é que você seja extremamente feliz!
Problemas sofridos no passado, ou na infância podem afetar sua vida hoje e limitar suas conquistas.
Traumas são feridas abertas no passado que não cicatrizaram, por isso ainda doem e são evitadas.
Problemas como rejeição pelos pais, tentativas de aborto, pobreza extrema, morte de entes queridos, problemas na escola, apelidos pejorativos, abuso sexual, estupro, agressões físicas e verbais, acidentes, entre tantas outras coisas podem gerar tumores emocionais, feridas na alma!
A grande maioria crê lidar bem com estas coisas e simplesmente ignora a presença destas feridas. Mas com o tempo estas feridas vão se abrindo ainda mais, e começam a crescer e tomar conta de nossa alma, transformando personalidade e destruindo a felicidade.
A isso chamamos de comportamentos limitadores, que nada mais são do que seqüelas emocionais destas feridas.
A única maneira de curar estas feridas é a mesma de curar feridas ou doenças físicas, temos que encarar a realidade, limpar a ferida, cutucar, esfoliar, colocar medicamento e acompanhar os resultados dá trabalho e leva tempo.


Momento de cura
Então aconselho que você encare a realidade da sua saúde emocional, e encare com coragem, tenho uma técnica para isso que considero de extrema importância e gostaria de compartilhar com você!

· Escolha um lugar calmo e tranqüilo, livre de ruídos externos, como um quarto de portas fechadas.

· Coloque uma música do seu agrado de preferência que seja só instrumental para não exercer influência sobre você distraindo-o.

· Coloque-se na posição que você se sentir mais confortável, em pé, sentado, deitado, o importante é que você relaxe e se sinta bem.

· Fique alguns minutos em silêncio, respirando profunda e lentamente, sinta o ar entrando pelas suas narinas, perceba a vida dentro de você, sinta o sangue correndo pelas suas veias. Sinta a presença maravilhosa do Espírito Santo neste momento, te abraçando e te envolvendo, sinta seu amor e seu perdão, sinta sua compreensão e gentileza. Sinta valorize estas sensações.

· Depois deste momento de intimidade que pode variar de acordo com a intensidade, cada experiência é única, pode durar alguns poucos minutos ou até mesmo horas, quando se sentir a vontade comece a conversar com o Espírito a respeito deste traumas. Seja simples e diga como você se sente a respeito do trauma em questão, narre situações, que enfrentou, relembre cenas, palavras, gestos, tudo que te machucou e diga a Ele como isto te feriu. Não se admire se você tiver crises de choro, agonia extrema, angústia, movimentos involuntários, e coisas assim, pois são apenas manifestações físicas que expressam a dor da alma.

· Depois de se expressar como se sente com relação a tudo isso, comece a pedir a Deus para tocar você nestas áreas e curar as feridas, converse com Deus a respeito das pessoas envolvidas nestes casos e libere perdão sobre todos, diga o nome da pessoa e diga _eu te perdôo, pois você não sabe o que faz! Diga Deus eu a perdôo em nome de Jesus! Nós temos poder para perdoar pecados (“Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados” João 20.23).

· Depois dedique um momento de agradecimento a Deus e sinta o perdão Dele fluindo em sua vida. Agradeça-o, diga o quanto você o ama e está feliz com o seu perdão. Saia desta reunião crendo que o tratamento já começou e este mal vai sarar por completo.

Se preferir faça todos estes passos junto com alguém de sua confiança!
Não se limite repita este processo todas as vezes que julgar necessário, e de preferência não deixe que as situações se tornem velhas, sofreu algo desagradável, vá falar com Deus.
Apague a dor do passado, escreva um futuro brilhante cheio de paz, alegria e felicidade!

Receba uma nova vida!




Resumo da 5ª Seção

Para desfrutar de uma nova vida, precisamos resolver problemas do passado. Não podemos avançar enquanto trouxermos bagagens emocionais mal arrumadas conosco. Livre-se destas coisas antigas e corra rumo à felicidade!


· Limpe completamente sua mente
· Uma palavra de vida
· Verdadeiro arrependimento, um recomeço.
· O perdão que traz a cura
· Momento de cura

Nenhum comentário:

Postar um comentário