terça-feira, 16 de junho de 2009

2ª Seção - Primeiros passos para uma nova vida!

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14.17

Acredito realmente que entendemos muito pouco sobre a vida. Digo isto pela forma como vivemos. Em geral as pessoas comem mal, respiram mal, caminham mal, dormem mal, possuem postura errada, enfim, podemos afirmar que poucas coisas em nossa vida de fato controlamos. Se não conseguimos fazer bem estas coisas que são coisas básicas e corriqueiras do dia-a-dia, fico imaginando como deve ser difícil acertarmos nas coisas mais elevadas e complexas da existência.
Por isso precisamos de fato, recomeçar! Aprender do zero, passo-a-passo para desfrutarmos aquilo que a vida tem de melhor, se prepare para nascer de novo! Vamos ver agora os primeiros passos para se ter uma nova vida:


Passo nº 1
Defina o rumo de sua vida

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo. não pode ver o reino de Deus.” João 3.3

Jamais conseguiremos chegar a um lugar que não sabemos de fato que é lá que queremos ir!
Deixe-me explicar! Muitas pessoas se sentem confusas e deprimidas, pois alegam não ter conseguido “nada” na vida.
Mas quando questiono onde ou quais coisas elas gostaria de ter alcançado, geralmente balançam confusamente a cabeça e as mãos e dizem: _Na verdade, nem sei...!
Este é o problema, muitos não chegam a lugar nenhum, pois não sabem para onde estão indo.


Deus tem uma proposta para cada ser humano, incluindo você! Ele tem um reino reservado para nós um reino bem diferente deste em que a maioria das pessoas vive.
Entrar para este reino espiritual significa viver uma nova realidade, em um novo estágio de vida. Defina agora entrar neste reino, tome as rédeas de sua vida, assuma o controle.


Nossa vida neste plano é curta, precisamos viver de forma que valha a pena, senão estaremos desperdiçando um grande dom. Quais são os seus planos? Os seus projetos de vida? O que você estará fazendo daqui a cinco anos? Defina onde você quer chegar!
O reino de Deus é o maior projeto desta terra quando entramos neste reino tudo se torna fácil, simples e descomplicado, quem chegar ao reino pode chegar a qualquer lugar!


Muitos se esforçam para alcançar as coisas materiais necessárias para a vida, mas quando encontramos o reino de Deus, Ele mesmo garante que “..todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6.33. Defina seu rumo!




Passo nº 2
Se renda diante do reino


“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Mateus 6.10

Para nós é um pouco difícil compreender o que significa um reino, pois nascemos em um sistema de governo completamente diferente. Mas de uma maneira bem simples um reino é um local dominado por um rei.
Jesus diz que o Novo Nascimento seria indispensável pára se entrar no reino de Deus.
De que nos adiantaria uma nova vida, sem novas oportunidades?
Creio que nossa vida hoje é na verdade reflexo de escolhas que fizemos no passado. Todos somos vítimas de nós mesmos, pois somos responsáveis pelas nossas atitudes. Durante toda nossa existência fomos os senhores de nós mesmos, fomos o rei de nossa própria vida.


Creio que ninguém iria se interessar por um livro que fala sobre Novo Nascimento e sobre uma nova vida se tudo estivesse bem e sem problemas.


O fato de não estarmos plenos hoje significa que não estamos reinando bem sobre nós mesmos! Você não acha?


Por isso Jesus sugere que troquemos de reino, que larguemos o reino do “EU” e passemos para o reino de Deus. Ou seja, abandonarmos o trono e cedermos para Ele, é como dizermos, Deus, por favor, reine sobre mim.


O reino de Deus é Deus governando nossa vida, nossa mente, nossa vontade, projetos e sonhos.
O reino de Deus é a permissão dada a Ele por nós para governar nossa vida.
Entrar no reino de Deus é ter vida, alegria, paz, tranqüilidade e equilíbrio, veja:


“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14.17

Entrar no Reino de Deus é ser tratado em nosso caráter e abrir mão do orgulho, da soberba, da arrogância e da vontade própria. Jesus nos ensinou em sua oração:


“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Mateus 6.10


Você percebe? Ele diz: “_venha o teu reino”, e explica o que é o Reino: “_seja feita a tua vontade...”


O reino de Deus é a vontade de Deus!


A não ser que Deus tenha com o tempo se tornado incapaz ou incompetente e isso é impossível, seu reino no mínimo será melhor que o nosso.
É preciso coragem para entregar a direção de nossa vida nas mãos de Deus. Só é possível ter esta coragem quando se nasce de novo.
Em resumo só poderá entrar no reino de Deus aquele que antes Nascer de Novo! Só poderá entrar no reino de Deus aquele que se render ao reino, não resista mais, se renda!




Passo nº 3
Permita o governo de Deus em sua vida!

“Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. João 3.4-7

Jesus explica para Nicodemos que o Novo Nascimento é uma experiência espiritual, emocional, intelectual e não física.

A nova vida é uma experiência de dentro para fora, começa com uma transformação e purificação interna, no coração e na alma do homem.
Nicodemos chegou a pensar em uma experiência física, tal como a reencarnação. Mas Jesus o corrige dizendo que a natureza do Novo Nascimento é espiritual e não carnal.
Muitos pensam que só terão uma oportunidade de melhora se reencarnarem muitas vezes para se aperfeiçoar, não é isto que Jesus ensina, ele fala que o Reino de Deus se manifesta na vida daqueles que renascem espiritualmente, ou seja, que permitem o governo de Deus sobre suas vidas.


Creio que podemos ter uma vida abundante e cheia do amor de Deus, mas afirmo que nenhuma religião tem o poder de nos dar isso. Precisamos encontrar respostas dentro de nós mesmos e é para isso que serve a palavra de Deus, para nos mostrar aquilo que já está dentro de nós.
Deus deseja ampliar sua percepção do mundo físico e também espiritual. Quando abrimos os olhos espirituais nossa vida se transforma, nosso corpo se transforma tudo se torna diferente.
Nascer de novo é o caminho para esta nova vida, quem nasce começa uma caminhada, não traz bagagem emocional nem traumas.
Nascer de novo é zerar tudo, recomeçar, aprender com todos. Nascer de novo é depender, ser cuidado, chorar e sorrir, nascer de novo é a oportunidade de corrigir rotas, retomar caminhos e viver os sonhos de Deus.
Jesus trata neste texto a respeito do Reino de Deus, a proposta de Deus para nós é um Reino e não uma religião.
Todo reino tem um rei, já pensou nisso?
Deus quer reinar e quer que façamos parte deste reino, este reino está em nós, dentro de nós!
A proposta de Deus é reinar sobre nós, sobre nossos pensamentos, sobre nossa maneira de ver o mundo.
Nascer de novo é ser transportado de Reino, é sair do reino do “Eu” onde somos os reis de nossa própria vida e passar para o Reino de Deus onde Ele governa e nós somos seus súditos.





Passo nº 4
Reconheça que precisa de ajuda.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mt 11.28

Podemos compreender que a proposta de Deus para nós não tem nada haver com religiões, seitas ou qualquer outra invencionice humana! O que Deus tem para cada um de nós é um reino onde quem governa é Ele, por isso ele garante que neste Reino haverá “justiça, paz e alegria...”.


A primeira coisa que precisamos compreender para desfrutar desta nova vida, é reconhecer que a que temos hoje, está no mínimo precária.


Certa vez Jesus disse que deveriam ir até ele “todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Mateus 11.28, então a primeira coisa para se ter alívio é reconhecer que precisamos de ajuda, que estamos cansados, sobrecarregados de dificuldades. Se render diante das circunstâncias e pedir ajuda a Deus, reconhecendo nossa incapacidade de resolver nossos próprios problemas. Desta maneira começamos uma nova vida, reconhecendo nossas limitações e pedindo a Deus que governe sobre nós, a humildade abre as portas do reino!


Precisamos ser como crianças que nada sabem, que se rendem diante do pai, Jesus uma vez disse que o Reino de Deus pertence aos pequeninos! Os discípulos estavam preocupados com o culto, por isso tentavam impedir as crianças de chegarem perto dele. Talvez elas estivessem correndo, pulando gritando, e isso incomodava-os. Mas Jesus aproveitou a correria das crianças para ensinar-lhes algo e disse: Deixem que elas venham a mim, por que deles é o reino e quem não se converter como uma criança, jamais poderá vê-lo!*
Ele estava dizendo: Eles estão certos, pois são ingênuos, ainda não foram feridos pela vida, não carregam bagagem emocional, estão prontos para o reino, mas quanto a vocês adultos, necessário vos é nascer de novo.


Este é o caminho, reconheça sua fragilidade, aceite a ajuda de Deus! Ele te ama e quer te pegar no colo, Ele quer cuidar de você!






Passo nº 5
Receba uma nova forma de vida!

“ O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. Jo 3.8

Enfim, nascer do Espírito é receber uma nova vida, uma nova mentalidade!
A expressão “nascer de novo” também pode ser traduzida como “nascer de cima”, ou seja, nascer para uma realidade transcendental, não humana e limitada mas sim sobrenatural e infinita.
Jesus faz uma alusão ao comportamento do vento neste texto para exemplificar esta nova vida de quem nasceu de novo.
O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho ou ouve-se a sua voz, como está registrado em outra versão. Jesus diz que a atuação do vento se assemelha a atuação de quem nasceu de novo, observo as seguintes verdades:


Não há limitação para aqueles que nascem de novo!
“O vento sopra onde quer...”

Aqueles que nasceram de novo assim como o vento não estão limitados ao físico ao material ao espaço. O vento passa por onde quer, a menor fresta que seja não é pequena o suficiente para impedir a entrada do vento, assim são os que nasceram do Espírito, não conhecem dificuldades, enfrentam desafios, são ousados e corajosos. Estejam eles em grandes espaços ou em pequenas áreas sua atuação será a mesma. Quer na cidade ou no campo, na copa das árvores ou arranhando os enormes edifícios, o vento sopra e continua sua trajetória sem parar. Quando bravio e enfrentando obstáculos é capaz de levantar casas, destruir cidades, devastar plantações! Quando calmo carrega singelas sementes capazes de frutificar a quilômetros de distância, assim são aqueles que nasceram de novo, do Espírito, suas ações e suas palavras são capazes de destruir, arrancar e derrubar assim como construir, plantar e edificar!


“Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. Jeremias 1:10”

Não há limites para aqueles que nasceram do Espírito!



Por onde passam deixam sua marca!
“e ouve-se o barulho que ele faz ...”
É impossível uma pessoa que nasceu de novo passar por um lugar, por uma cidade, por uma empresa, escola, curso, religião ou qualquer outra instituição ou lugar sem deixar sua marca. Quem nasceu de novo tem algo a dizer, tem uma palavra. Ele se destaca em tudo que faz, busca a excelência, o resultado, a superação. Aqueles que nasceram de novo, que nasceram do Espírito se fazem ouvir, pois por onde passam deixam um rastro de vida, sua essência é incomparável.


Não estão presos, são completamente livres!
“...mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai...”
Aqueles que receberam a graça de nascer de novo, não se prendem a nada, pois são livres! Há pessoas que se prendem a lugares ou a casas e outros bens financeiros, mas todos os que nasceram de novo são completamente livres são cidadãos do universo, absorvem outra culturas, outros idiomas, estão abertos a novidades e ao aprendizado, pois sabem que tudo é passageiro, mas que sua natureza é eterna, por isso apesar de tudo isso, preferem uma vida simples e longe do glamour do mundo, são o que são, por aquilo que possuem por dentro não pelos bens ou pelo status.



Assim são aqueles que nasceram de novo! São voltados para as coisas espirituais, pois são espirituais. Quem é carnal inclina-se para as coisas da carne, mas que é espiritual inclina-se para as coisas do Espírito.
“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.

Uma nova caminhada começa para todos nós! Uma caminhada espiritual que durará por toda nossa experiência neste planeta!







RESUMO DA 2ª SEÇÃO
Estes são os primeiros passos para quem deseja ter uma nova vida! São inevitáveis, precisam ser percorridos. Ás vezes este início da caminhada é bastante doloroso para alguns, mas uma nova vida depende de novas atitudes! Confira!




1 - Defina o rumo de sua vida.
2 - Se renda diante do reino.
3 - Permita o governo de Deus em sua vida!
4 - Reconheça que precisa de ajuda.
5 - Receba uma nova forma de vida!




Revise estes passos sempre que necessário uma nova vida precisa ser cuidadosamente cultivada.

Um comentário:

  1. Caro Pastor Daniel,
    você me pediu para sinalizar os erros de digitação que encontrasse. Neste capítulo, passo nº 5, logo após o subtítulo "Por onde passam deixam a sua marca", estão faltando algumas vírgulas.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir